segunda-feira, 27 de maio de 2013

Motivação! Adriana eliminou 46 kg em 10 meses




Adriana de Souza Silva, 33 anos, auxiliar administrativa, Cascavel, PR
Foto: Juliana Norbachs
"'Adriana, você está a um passo da obesidade mórbida.' Doeu ouvir o diagnóstico da nutricionista naquela manhã de maio de 2012. Na hora, lembrei da maneira irresponsável com que havia lidado com meu corpo nos últimos 17 anos. Desde a adolescência, tinha me deixado dominar pela gula e pelo sedentarismo. Mas aquele alerta da médica caiu como uma sentença de morte para mim. Naquele momento, me dei conta de que só havia uma saída: lutar pela minha vida!

Só na tarja preta

Na escola, já estava acostumada a ser lembrada como a gorda simpática. Vivia com um sorriso no rosto para as pessoas, mas, quando estava sozinha, chorava e desejava não ter aquele corpo. Só que a gula era mais forte que a tristeza: comer para mim sempre foi um vício, tipo uma dependência química, sabe?


E essa mentalidade só me engordou: todo ano, eu ia ao endocrinologista e pedia uma receita de remédio tarja preta para emagrecer. Era uma maravilha: perdia cerca de 18 kg em um período de quatro meses. Só que aí achava que estava livre da gordura e continuava com meus hábitos ruins. Em alguns meses, eu recuperava o peso perdido e ganhava sempre um pouquinho a mais.


Passei mais de dez anos nesse círculo vicioso. E minha vida foi ficando cada vez mais difícil. Primeiro, passei a sofrer com um refluxo intenso. Depois, as pernas começaram a doer e eu sentia dificuldade para andar.


Em 2010, tomei coragem para me pesar e descobri que estava com 106 kg! Me assustei, mas, em vez de tomar uma atitude, decidi chutar o pau da barraca de vez e comer como uma louca, sem me preocupar mais com as consequências. Nos dois anos seguintes, me entupindo de cerveja e salgadinhos, bati a marca dos 113 kg!

Perdi 4 kg na primeira semana

A reviravolta na minha vida só começou em maio do ano passado, no dia em que me mostraram uma foto que tiraram de mim numa festa da empresa. Olhei para aquela imagem e não consegui encontrar a Adriana. Eu estava desfigurada! Fiquei arrasada, mas dessa vez, em vez de apelar para os remédios, preferi ir ao consultório da nutricionista. Ela me alertou sobre o risco iminente de eu me tornar uma obesa mórbida. Saí de lá consciente de que não existia milagre: se eu quisesse fazer algo por mim, teria que começar a movimentar meu corpo e a comer menos e melhor.


Comecei a fazer caminhadas leves todas as tardes. Minha maior dificuldade, no entanto, foi lidar com a abstinência de comida. Nas primeiras semanas, sentia uma ansiedade doida, uma vontade absurda de tomar cerveja e devorar salgadinhos.


Mas o cardápio que a nutri me passou, riquíssimo em fibras e alimentos integrais, me ajudou demais! Também incluí na minha dieta banana, maçã e amêndoas, que, segundo a médica, dão saciedade a ajudam a controlar a ansiedade. Foi ótimo! Elas seguravam a minha onda quando batia a gula.


Me motivei muito porque, logo nos primeiros dias, já senti um desinchaço geral na barriga, braços e pernas. Eliminei 4 kg na primeira semana! E como foi maravilhoso ouvir as pessoas dizendo 'Você está emagrecendo', ver minhas pernas ficando mais magras e firmes, começar a ter fôlego para caminhar, conquistar autoestima...


Em março deste ano, após dez meses de dieta, consegui perder 46 kg! Mais de 4 kg por mês! Sem remédio, sem cirurgia, sem mágica."

Fonte/Matéria completa (Aqui)



0 comentários: